Eudaimonia

| 0 comentários

eudaimonia

Essa palavra grega representa a capacidade humana de ser e sentir-se feliz, aja o que houver. Equilíbrio ante os desafios.

Temos em nós esse bem supremo como potência que precisa ser florescida.

Os animais, tendo atendidas as suas necessidades básicas, sentem-se felizes. Nós humanos temos ideias, conceitos, escolhas, inveja, modismos, filosofias, preconceitos, ciume, orgulho, emoções mantidas psicologicamente… que impedem essa naturalidade. Pode-se dizer que por nossa origem divina, a eudaimonia é herança que nos cabe; como que um poder superior que todo Espírito possui.

Uma flor também tem esse poder em si, mas precisa do solo fertil, do Sol e da água para manifestá-lo, florindo, perfumando e embelezando a Vida.

Também nós humanos precisamos de condições para desabrochar esse poder e evoluir em nós mesmos, descobrindo nossos valores e contribuindo para mundo melhor. Precisamos, por exemplo de nos sentirmos dignos… o que nos dá vontade de viver e realizar e vamos parando de sentir vergonha de nós mesmos.

Se detecto que tenho pensamentos que me escravizam e não me deixam ter uma vida da qual me orgulhe, preciso de ocupações e treinamentos para sair disso e me dignificar. O mais simples deles é sempre afirmar que eu posso… sou pessoa dígna de… eu faço sempre o melhor que posso… errar é parte de aprender… E agir! Sair da acomodação doentia e realizar!

Há em cada um de nós, esse poder que costuma passar despercebido, mas pode ser acessado e posto em funcionamento, para que a vida que tenhamos seja plena e sintamo-nos felizes conosco mesmos.

—————————————————————————

“Não existe um caminho para a paz.  A paz é o caminho”  Gandhi

“A paz que você procura, muitas vezes está no silêncio que você não faz”  Anônimo

Deixe um comentário

Campos requeridos estão marcados *.