equilíbrio

Cultivamos a paz interior?

| 0 comentários

equilíbrio

A paciência é a ciência da paz interior; é estar em paz consigo mesmo e com os outros.
O indivíduo que possui paciência é ponderado e sabe manter-se em equilíbrio e com serenidade diante de algum acontecimento que poderia causar o contrário. Ser paciente é saber esperar, aguardar em paz.
A impaciência move a precipitação e agir de forma precipitada pode induzir a erros, proporcionar acontecimentos desagradáveis; e estes podem desenvolver bloqueios psicológicos, dificultando a caminhada evolutiva.
Queremos ter ao menos um pouquinho de paz, mas a cultivamos dentro de nós mesmos?
Então, procuremos viver sem pressa, para cultivar a paciência. Andar pausadamente… Sentir os pés no chão… Manter uma boa postura do corpo e da mente… Amainar emoções… Refinar sentimentos…
Observar como as pessoas são, faz encontrarmos nelas, muitos pensamentos e comportamos que também temos, mas acabamos não vendo (ou não querendo ver).
Elas não são perfeitas, cometem erros, enganos, equívocos, assim como nós e qualquer Espírito em evolução.
Observemos suas dificuldades, sem julguar.
Se for possível, colaboremos para a superação de alguma dificuldade alheia. Se não, limitemo-nos a observar e ver se não possuimos algo semelhante (ou pior…).
As pessoas são como são e o melhor que conseguem ser, e não como gostaríamos que fossem!
Você também tem o direito de ser você mesmo, porém, tem o dever de respeitar ou outros por serem do jeito que quiserem ser.
Busquemos não guardar ressentimentos por alguma palavra ou situação desagradável, provocada por alguém. Essa pessoa está em evolução e aprendendo, assim como nós estamos.
Lembrar que não são os outros ou as situações que tiram a sua paz; é você o responsável por permitir que isso aconteça ou não.
Sejamos pacientes! Cada acontecimento da vida é criado por nós mesmos e certamente corresponde a algo que precisamos aprender.
Observemos, agora, nossos pensamentos, sentimentos e atos, porque todos eles estão criando o presente e o futuro. É a semente plantada hoje que definirá a colheita. Ou melhor, é o pensamento cultivado hoje que definirá a realidade de amanhã.
Então, quais são as sementes/pensamentos que estamos plantando?

Deixe um comentário

Campos requeridos estão marcados *.