solidariedade, solidariedade entre irracionais, solidariedade entre humanos, urso, tigre e leoa, mal pensar, mal dizer, mal agir, bem pensar, bem dizer, bem agir
solidariedade, solidariedade entre irracionais, solidariedade entre humanos, urso, tigre e leoa, mal pensar, mal dizer, mal agir, bem pensar, bem dizer, bem agir

Vivemos solidariamente?

| 1 Comentário

solidariedade, solidariedade entre irracionais, solidariedade entre humanos, urso, tigre e leoa, mal pensar, mal dizer, mal agir, bem pensar, bem dizer, bem agir

Muitos são os exemplos dos animais “irracionais” que agem com solidariedade um para com os outros.

Nós, seres humanos, também somos animais, porém “racionais”, e será que somos tão solidários quanto os ditos “irracionais”?

Os animais “irracionais” agem por instinto somente? Ou possuem dentro de si mesmos uma centelha de solidariedade e fraternidade?

Recentemente foi publicado nos noticiários que em 2001 um leão, um urso e um tigre foram resgatados quando ainda eram filhotes de um porão da casa de um traficante, onde estavam em condições terríveis. Foram acolhidos e tratados e desde então eles vivem juntos harmoniosamente, em um abrigo nos Estados Unidos. Isso contraria a lei da natureza, não é mesmo? Mas com certeza as diferenças, sejam elas de espécies, instintos, cadeia alimentar etc, foram esquecidas diante da situação em que se encontravam e atualmente são mais que amigos, são irmãos.

Podemos partir da premissa que no Universo todos somos irmãos, pois fomos todos criados por Deus a partir do Elemento Espiritual Primitivo, como nos revela o Espiritismo. Mas e a solidariedade, que é o apoiar, o ajudar o semelhante, é também universal?

Se estudarmos um pouco de História, perceberemos várias guerras entre os povos, vários sacrifícios e violências. E fica claro que a irmandade e a solidariedade não foram entendidas e nem praticadas nesses momentos.

Mas, e hoje, como é entendida a solidariedade?

Compreendemos o que ela realmente é? Somos solidários o quanto conseguimos?

Sendo ainda Espíritos da terceira ordem, segundo a classificação proposta em O Livro dos Espíritos, somos dominados pela matéria e com alguma ou muita propensão ao mal, que pode estar nos pequenos detalhes, como o mal pensar, o maldizer, o mal agir.

Mal pensando, maldizendo e mal agindo conosco e com os outros conseguimos ser solidários?

Se os animais irracionais conseguem viver em fraternidade e solidariedade, nós também conseguimos, basta um pouco de paciência e boa vontade.

A solidariedade pode estar presente em um pensamento bom, que leva consigo bons fluidos para uma pessoa necessitada; pode estar presente em um bem dizer, em uma boa palavra no momento adequado para esclarecer, fortalecer e encorajar alguém; pode estar presente em uma boa ação, por mais pequena que ela seja.

Aos poucos podemos desenvolver a solidariedade que está latente dentro de nós mesmos, basta começarmos algumas mudanças:

Em vez de mal pensar, por que não bem pensar?

Em vez de mal dizer, por que não permanecer calado ou então bem dizer?

Em vez de mal agir, por que não agir no bem ou para o bem?

Lembremos sempre, que só sai dos lábios e conduz as mãos, tudo que está dentro do nosso coração.

1 Comments

Deixe um comentário

Campos requeridos estão marcados *.