topo-da-montanha
topo-da-montanha

Nuances da evolução… Jesus… presente e futuro

| 1 Comentário

topo-da-montanha

Sabemos que a evolução não é linear e que leva um tempo pra se fixar. No entanto, sendo lei universal, está inserida na estrutura íntima de cada Espírito e funciona de forma ininterrupta, o que implica em sempre haver algo no início de um processo transformador, outro ponto estar já mais adiantado e um terceiro já finalizado e abrindo  para novo processo aprimorador.

Essas etapas podem ser observadas nos recursos que cada Espírito possui, no uso de instrumentos e, quando na fase humana, também no modo de pensar, escolher e conviver.

Por não ser linear, contradições sempre existem. Por exemplo, aferrar-se as ideias que sempre teve, é o mais comum nos humanos, embora digam-se modernos e renovados, porque ainda predomina a ilusão de estabilidade e do controle.

Forçar, empurrar, impor, amedrontar pessoas para que pensem e ajam desta ou daquela forma é inócuo, porque quando puderem voltam ao pensamento anterior, seja qual for.

Assim, todos os passos dados no caminho da igualdade de direitos e deveres, no caminho do respeito às diferenças, às espécies, às culturas, bem como todos os passos no caminho da liberdade de ideias, justiça social, abertura de oportunidades aos que não as tem, sofreram forte oponência. Tanto mais forte quanto maior foi a amplitude e a profundidade da mudança de padrões proposta, ou até mesmo, só vislumbrada. Por quê? Porque no avançar do tempo histórico, a evolução pessoal se adianta nuns pontos e fica atada ao passado em outros. Às vezes, a um passado até cruel.

Quando, por exemplo, privilégios, poder de mando, prestígio pessoal e vantagens pecuniárias,  permanecem na alma de muitos indivíduos, apesar da reencarnação, isso estabelece uma força oculta aos olhos, que empreende uma espécie de alavanca energética, visando arrancar e retirar pessoas e leis novas, para o retorno ao status quo anterior.

Assim,  os primeiros cristãos foram alimento dos leões, no circo romano; a inquisição queimou centenas de médiuns como sendo representantes do demônio; projetos e regimes políticos foram perseguidos  como indígnos, embora defendessem os menos favorecidos; árabes foram mortos, suas esposas e filhas estupradas e bens saqueados, por não serem cristãos; as sufragistas eram anunciadas como mulheres sem dignidade; e uma longa fila de abusos, condenações, sacrifícios e malignidade estiveram e ainda são defendidos, por parte considerável da população da Terra.

Compreender o retorno ao poder, dessas idéias retrógradas? Sim! Mas calar e ser conivente? Afrouxar pelo medo? Achar que Deus quer isso? Defender mérito sem dar oportunidades? Aceitar falsas razões? Pense e analise bem, se lhe convem!

Jesus deu atenção, conversou e conviveu  com pessoas consideradas ralé social. Ensinou-lhes as magnas lições, parte das quais chegou até nós. Mas quando teve oportunidade de conviver com a elite judaica, não se furtou e levou-lhes reflexões e as “verdades” que diria a qualquer outro tipo de pessoas. Ou seja, tratava a todos fraternal e igualitariamente, apontando ser  esse o futuro de nosso planeta!

Mas toda vez que se começa a aproximar, um mínimo, desse objetivo, armam-se as forças contrárias a evolução e vão criando dificuldades e obstáculos, plantando o fel e dando um jeito pra que tudo volte atrás. E muitas vezes volta, como está ocorrendo agora, em muitos locais da Terra, inclusive em nosso país.

Para grande parte da humanidade que considera Jesus como um exemplo superior, suas lições de vida são pra serem seguidas. Ou não? Ou são só pra coisas pessoais, excluindo o coletivo?

Jesus mostrou em seus ensinos e parábolas, as consequências naturais das escolhas de cada um, e só condenou com vigor, a hipocrisia.  Por isso, ao menos por cautela, fujamos dela; seja no uso pessoal ou daqueles que a ela tem amor filial…

Evoluir é nosso presente e futuro.

O igualitarismo de Jesus jamais disse que este tem e outro não tem méritos, porque estamos todos em perene evolução. E nunca se isentou de dar apoio, ensinar e amar a quem quer que o aceitou como amigo. Isso é ainda um futuro!

Abra seus olhos, sua sensibilidade e toma firme atitude, pra não cair nos desafios e desvios, no presente! Se quiser, é claro!

1 Comments

Deixe um comentário

Campos requeridos estão marcados *.