gota-d-agua
gota-d-agua

Gotas de bem

| 0 comentários

gota-d-agua

O Livro dos Espíritos – Questão 643 – Há pessoas que, por sua posição, não tenham possibilidade de fazer o bem?

— Não há ninguém que não possa fazer o bem; somente o egoísta não encontra jamais a ocasião de praticá-lo. É suficiente estar em relação com outros homens para se fazer o bem, e cada dia da vida oferece essa possibilidade a quem não estiver cego pelo egoísmo; porque fazer o bem não é apenas ser caridoso, mas ser útil na medida do possível, sempre que o auxílio se faça necessário.

Madre Tereza de Calcutá foi uma religiosa católica missionária, cuja vida foi prestar serviço aos pobres. E o motivo dessa citação é a brilhante frase que conduz à reflexão, dita por ela: “O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.”

Sabemos que uma série de obstáculos surgem quando nos colocamos para ajudar o próximo, começando pela falta de tempo, falta de recursos ou por não julgarmos que a nossa “gota” fará diferença.

Porém, é necessário observar, para desenvolver a consciência de que essa ajuda não depende de grandes ações, nem mesmo de ter que ir para lugares longínquos, anunciados pelas campanhas de solidariedade. E nem de comparação do que você pode fazer em relação ao que faz tal pessoa, ou em tal situação. A oportunidade de ser útil pode estar bem mais próxima do que possamos imaginar.

Seja um simples sorriso que ilumina o dia de quem o recebe; o bom dia que coloca a criatura a pensar que poderá ser bom; o carinho de um abraço que energiza; a mão que ampara aquele que tropeça ou ergue aquele que tenha caído; um elogio sincero diante de posicionamentos de melhora, que encoraja e dá vigor à criatura; um obrigado que sinaliza o sentimento de gratidão por aquela situação ou aquela pessoa…

São palavras, gestos… atitudes simples que trazem benefícios para ambas as partes.

Diante disso, procuremos desenvolver a sensibilidade de ter o discernimento para perceber, sempre que surgir a oportunidade, e a aproveitarmos para espalhar “gotas” de cuidado, carinho, atenção, ternura, consideração, paciência, silêncio ante certos erros ou momentos desagradáveis, amplo respeito, suspensão da crítica, palavras valorizadoras, discrição solidariedade…  por onde passarmos em nossos dias.

Deixe um comentário

Campos requeridos estão marcados *.