luz-espiritual

Base e desdobramento

| 1 Comentário

luz-espiritual

Kardec disse que no livro dos Espíritos estão os Princípios básicos do Espiritismo, e que os demais livros são estudos específicos de alguns deles, cujo desdobramento era necessário ser feito.

Assim,  O livro dos Médiuns estuda os médiuns diante da sua mediunidade; O Evangelho segundo o Espiritismo estuda lições e ensinos de Jesus, sem misticismos, à luz do Espiritismo; O Céu e o Inferno estuda a moral humana, da  perspectiva do encarnado e sua situação após a morte do corpo; A Gênese estuda a origem da Vida na Terra, os caminhos e o futuro da humanidade terrestre.

Quem for ao capítulo Das penas e gozos futuros, o segundo do livro quarto de O Livro dos Espíritos, encontrará raciocínios e até trechos idênticos aos que estão, por exemplo, no capítulo VIII de O Céu e o Inferno, texto original de 1865.

Uma simples demonstração, para não tirar ao leitor o prazer de descobrir por si, está na segunda parte do comentário de Kardec feito à questão 973, quando ele mostra a situação diferenciada de cada Espírito desencarnado, em relação aos demais.  Fato este que ele compreendeu após inumeráveis comunicações, nas quais cada um relatou a própria situação em erraticidade, relacionando-a ao seu modo de ser quando encarnado; o que lhe permitiu analisar e comparar.

Essa específica situação pessoal, revelou o total engano dos hipotéticos códigos divinos religiosos sobre penas e gozos futuros, após a morte do corpo, que predominavam até então.

1 Comments

Deixe um comentário

Campos requeridos estão marcados *.