a maioria é do bem
a maioria é do bem

A maioria é do Bem!

| 0 comentários

a maioria é do bem

“A questão não é o preconceito haver aumentado, e sim que agora ele é filmado e todos podem presenciar.”

Este Jornal em sua edição de maio de 2020 terminou com a frase acima.

Vivemos tempos de pandemia, de desemprego, fome, descaso com a saúde pública, com a Natureza física deste país, menosprezo e perseguição a minorias… desmandos absurdos, instituídos governamentalmente; mas apesar de tantas dificuldades, prosseguimos vivendo…

Uma minoria luta desesperadamente para manter-se no poder, numa situação de elite, no controle de mentes ainda carentes de quem as domine e determine os passos. Mas é minoria, aqui e em outras partes do mundo. Pode até não parecer, porque gritam e perturbam, mas é, sim!

A maioria das pessoas estão voltadas ao Bem. Por caminhos diversos, com entendimentos que variam, com focos em aspectos diferentes, mas em busca de condições sociais equilibradas e oportunidades iguais para todos, sem exceção.

Basta observar, conversar, pesquisar… Essa é a nossa condição evolutiva coletiva atual.

Em gradual e oscilante ascensão moral, a humanidade caminha em sua trajetória para a superioridade espiritual, “destino” de todos e de cada um, conforme nos ensina o Espiritismo.

O que se vê diariamente são pessoas, grupos de pessoas, reivindicando direitos, legalidade, proteção, igualdade, fraternidade, educação de qualidade, aceso ao conhecimento e á tecnologia, respeito às diferenças …. sob todos os pontos de vista, em todo os setores da sociedade, voltados para os mais variados aspectos da vida humana, animal, vegetal e mineral, há quem os esteja defendendo e buscando, para os mesmos, defesa, solidariedade e justiça.

É como se, numa extensão do entendimento, a universalidade do ensino dos Espíritos, a unidade de método idealizada por Kardec e seu critério para compor o Espiritismo, tenha sido apropriada pela humanidade e posta como proposta prática e meta a ser atingida. Mas em sentido ampliado, de ser direito e dever de todos exporem suas aspirações, empreenderem ações e movimentos a esse favor e se unirem em prol da justiça social, das oportunidades educacionais, profissionais e da ascensão social; tudo para todos. Tanto que vemos em todas as partes do mundo as mesmas bandeiras reivindicatórias e os mesmos assuntos como base de questionamentos e promoção.

Pode parecer que o egoísmo predomine, no entanto não é assim. Ele sempre esteve muito presente na história da humanidade, mas é uma postura mental aprendida, copiada e entendida, equivocadamente, como o caminho para a obtenção de direitos e vantagens. No entanto, carrega em si o engano ilusório e a dor futura, fruto da desilusão e da descoberta da verdade humana.

A lei universal da Evolução ou progressão dos Espíritos, um dos Princípios do Espiritismo e lição demonstrada por Jesus, é inalienável e funciona 24hs por dia em tudo e todos, saibamos ou não de sua existência. O que significa que por mais que pareça estarmos regredindo ou mantendo as mesmas características de milênios atrás, isso não é verdade. Tudo e todos têm mudado gradativa e insensivelmente. Algumas vezes de forma brusca e iminente. Só nos resta observar e encontrar nosso lugar e agir, basicamente conosco mesmo.

Estejamos inseridos no prato da balança, do futuro próximo da sociedade humana, em que estão “pesando” os valores morais renovados e renovadores. Ou seja, façamos a nossa parte de formiguinha. Um formigueiro é algo respeitável!

Kardec disse que entre a geração presente, que carrega vícios e abusos de comportamento, egoísmo, orgulho e violência, e a nova geração que chega modificando essas condições, ainda predomina a primeira. Depois haverá um equilíbrio dessas duas forças; e posteriormente predominará a que chega e constrói uma sociedade harmônica, fraternal, justa, livre e igual. Ocupemos o nosso lugar, ou numa ou na outra.

Posicionar-se não implica em disputas inócuas, espírito da guerra e da vingança. Posicionar-se é assumir sua posição, seu real entendimento, com espírito fraternal.

Um tanto de postura mental autônoma, cria firmeza interior; necessária para resistir e afastar as malignas tempestades energéticas e as provocações desafiadoras e amedrontadoras.

Deixe um comentário

Campos requeridos estão marcados *.